quinta-feira, 5 de abril de 2012

AMD X Physx



Em nossa entrevista com a AMD abordamos um tema que pode ser um pouco incômodo para a empresa, trate-se do Physx, uma unidade de processamento de física, projetada pela AGEIA adquirida em 2008 pela nVidia após a compra da AGEIA Technologies Inc. Ela está presente em todos os consoles da ultima geração, Nintendo Wii, XBox 360 e o Playstation 3 e obviamente, nas placas nVidia. Esta tecnologia é constantemente usada como fator de escolha entre placa de vídeo AMD Radeon e nVidia. Questionada sobre a questão Physx, se existe alguma abordagem da empresa para essa questão, a resposta foi: 
A AMD entende que investir em tecnologia proprietária acaba por prejudicar a liberdade de escolha de hardware pelo cliente. Usar uma biblioteca proprietária como a citada, limita enormemente as opções de hardware para os clientes. Em parte por isso, para o desenvolvimento de jogos, a AMD tem apoiado padrões abertos, como o HD3D e Bullets Physics e, mais recentemente, linguagens de desenvolvimento multiplataforma como a OpenCL. Dessa forma, as software house podem atingir todos os segmentos de clientes, enquanto que os clientes têm liberdade de escolha na hora de eleger o hardware. Essa abordagem, adicionada à liderança tecnológica refletiu nos últimos resultados de mercado, onde pesquisas de janeiro de 2012 atribuem a AMD cerca de 87% do mercado mundial de processadores gráficos de ultima geração, que suportam DirectX 11.

Esta é uma das poucas oportunidades onde a AMD fala sobre a tecnologia proprietária da nVidia de que a concorrente faz tanta propaganda. Já que não pode utilizar a tecnologia a empresa aposta em softwares livres mas afinal, o que realmente favorece o consumidor ?

Nenhum comentário: